NÃO CONSEGUIU TIRAR SUAS DÚVIDAS?
Estamos aqui para ajudar. Mande uma mensagem para nós que responderemos bem rapidinho. Entre em contato >>
É um tipo de operação realizada no ambiente da B3 em que um investidor disponibiliza para aluguel seus ativos e um outro (a contraparte) toma o ativo, ou seja, aluga os papéis mediante ao pagamento de uma taxa a um prazo estabelecido por intermédio do contrato firmado entre ambos. Ela consiste na transferência de títulos da carteira do investidor (Doador) para satisfazer necessidades temporárias de outro investidor (Tomador).
Desta forma o investidor pode alugar as ações que possui em carteira e garantir uma remuneração adicional, com a garantia de que os ativos serão devolvidos ao final do período contratado. Já o investidor que não possui o ativo pode alugá-lo mediante ao pagamento da taxa e realizar operações como, por exemplo, a venda do ativo, com a expectativa de desvalorização do mercado e mediante um aporte de garantias.
Os ativos que podem ser alugados são:
• Ações;
• Units (ativos que combinam um conjunto de ações ordinárias e/ou preferenciais);
• ETFs (Exchange Traded Funds);
• BDRs (Brazilian Depositary Receipts).
Para verificar a lista diária de ativos elegíveis para aluguel, acesse o portal MyCAP: “Portfólio” > “Aluguel de Ações” > “Ativos autorizados p/ aluguel tomador”.
A confirmação da solicitação de aluguel na posição doadora é realizado em até 24 horas úteis.
Já para a posição tomadora é preciso aguardar a análise interna, que em geral ocorre no mesmo dia da solicitação.
Sim, desde que as ações não tenham sido alugadas. Caso o pedido tenha sido confirmado parcialmente, a disponibilização das ações restantes será cancelada.
A solicitação de aluguel da posição tomadora é realizada através do portal MyCAP até às 16h. Esse pedido passa por uma análise interna.
Para alugar ativos na posição de tomador é preciso aderir aos produtos “Venda a Descoberto” e “Aluguel de Ações”. Após a adesão, basta clicar na aba “Produtos” em “Minha Conta” e ir até “Empréstimo de Ações”.
Na coluna “Solicitação Tomadora” é possível visualizar e acompanhar quais ativos que o cliente vendeu a descoberto e que poderá solicitar o aluguel tomador e a taxa aplicada em cada ativo.
Na coluna “Posição Alugada” é possível visualizar os ativos que já foram alugados e o status de cada solicitação.
A coluna “Ativos Elegíveis p/ aluguel tomador” aponta exatamente os ativos disponíveis para aluguel na posição tomador. Esta lista é atualizada diariamente antes da abertura do pregão regular.
O tomador é o investidor que aluga os ativos disponíveis no mercado para realizar operações estratégicas e sua expectativa é realizar a venda a descoberto de tais ativos e recomprá-los a um preço mais baixo, lucrando com a diferença operacional.
Ele possui as seguintes vantagens:
• Pode realizar a venda a descoberto dos ativos no mercado à vista;
• Hedge (proteção) de posições em derivativos sobre o ativo-objeto emprestado;
• Realiza operações lucrativas no mercado com viés de baixa.
O doador é o investidor que possui os ativos em carteira e os disponibiliza para o aluguel. A expectativa do doador é negociar a ação no longo prazo e garantir uma renda com seus ativos em carteira.
Ele possui as seguintes vantagens:
• Ganho de renda extra sem precisar vender seus ativos;
• Recebe todos os proventos que são pagos pela empresa;
• Tem direito a subscrição dos papéis alugados.
Para encerrar o aluguel, basta realizar a recompra total ou parcial dos ativos alugados. O encerramento do contrato ocorrerá de forma automática no D+2 da compra do ativo-objeto.
Uma vez que o doador mantém a propriedade das ações alugadas, a liberdade de negociar os ativos permanece, entretanto é necessário solicitar o cancelamento do contrato e aguardar o retorno dos ativos. Após o recebimento das ações, a negociação pode ser efetuada normalmente.
Para disponibilizar seus ativos para aluguel é preciso ter em custódia o ativo liquidado.
Através do portal MyCAP, em “Portfólio” > “Aluguel de Ações”, na aba “Disponibilize suas ações”, escolha uma ou mais ações de sua carteira, preencha as respectivas quantidades a serem alugadas e lance sua oferta. A taxa recebida pelo aluguel será conhecida após o fechamento do contrato, podendo ser visualizada na aba “Posição Alugada” » “Doador”. Lembramos que a taxa é uma função da demanda no mercado.
Para a posição doadora é preciso aderir ao produto “Aluguel de Ações”, através do portal MyCAP, em “Invista” > “Investimentos” > “Aluguel de Ações”.
Já para a posição tomadora, é necessário fazer a adesão dos produtos “Venda a Descoberto” e “Aluguel de Ações”, através do portal MyCAP, em “Invista” > “Investimentos” > “Aluguel de Ações” e “Invista” > “Investimentos” > “Venda a Descoberto”.
Quem empresta as ações não deixa de receber eventuais proventos (juros sobre o capital próprio e dividendos, por exemplo) concedidos pela companhia emissora, mesmo que seus ativos estejam temporariamente sob a titularidade de terceiros. Para eventos como bonificação, desdobramento e grupamento, a B3 é responsável por alterar as posições alugadas automaticamente. No caso de eventos como subscrição, o direito é enviado ao tomador, ou seja, o inquilino dos ativos. Contudo, o doador pode solicitar à corretora a devolução desse direito e o tomador tem a obrigação de ceder. A MyCAP sempre entra em contato com seus clientes para notificar os casos de subscrição de ativos alugados. Os votos à distância também são enviados ao tomador, mas esses direitos não podem ser transferidos ao doador.
Sim, o aluguel pode ser desfeito a qualquer momento, mas a taxa recebida pelo doador será pró-rata, tendo o tomador até 3 dias úteis para devolvê-las.
Para aluguel na posição doadora não é necessário garantia.
Para aluguel na posição tomadora é necessário alocar garantias mediante saldo financeiro disponível.
O cálculo de garantia se dá pelo preço divulgado pela B3, para cada ativo, na abertura do pregão acrescido de um percentual estipulado pela MyCAP, afim de mitigar a variação de preço entre o dia da contratação do aluguel e o dia posterior a esta contratação.
É possível verificar o valor exato da garantia na aba “Minha Conta” > “Produtos” em “Minha Conta” > “Empréstimo de Ações”, na coluna “Solicitação Tomadora”.
Após a solicitação de BTC o valor será retido automaticamente na conta MyCAP do investidor e será lançado no extrato.
Não existe corretagem ou custos adicionais para o registro das operações de aluguel doador. Para o tomador, o custo referente ao aluguel será a taxa de rentabilidade firmada no contrato.
Essa taxa de rentabilidade será dividida entre o doador e a corretora. A MyCAP receberá 20% da taxa bruta total alugada referente à comissão pelo registro das operações, ficando o doador das ações com os 80% restantes.
A tributação referente à taxa de rentabilidade é deduzida na fonte conforme duração do contrato: até 180 dias (22,5%), de 181 a 360 dias (20,0%), de 361 a 720 dias (17,5%) e a partir de 721 dias (15,0%).
Estamos aqui para ajudar. Mande uma mensagem para nós que responderemos bem rapidinho. Entre em contato >>
Temos um consultor pronto para tirar suas dúvidas em nosso Chat Online. Acesse o chat >>
2114 0500
0800 725 0500
0800 724 1479 pendências de solicitações
Cancelamento e Reclamações
0800 724 1579
Dias úteis, das 8h às 19h
Ainda não é cliente? Abra sua conta! Começar a investir com um dos maiores do mundo é bem rápido, simples e grátis!
Abra sua conta agora e ganhe 4 corretagens grátis por mês durante 6 meses!