Aluguel de Ações

Rentabilize sua carteira sem se
desfazer de suas ações!

aluguel
de ações

RENTABILIZE SUA CARTEIRA SEM
SE DESFAZER DE SUAS AÇÕES!

Aluguel de Ações

Consiste na transferência de títulos da carteira de um investidor, conhecido como doador, para outro investidor, denominado tomador. De forma similar ao aluguel de um imóvel, o contrato de aluguel de ações estabelece o prazo da operação e o custo (taxa) a ser pago pelo tomador ao doador.

Aqui na MyCAP é possível alugar não somente ações, mas também ETFs de renda variável e BDRs (Patrocinados e Não Patrocinados de Nível 1). Contudo, para pedir emprestado, o ativo deve constar na lista de “Ativos Elegíveis para Aluguel Tomador”, divulgada diariamente no portal MyCAP. Além disso, o tomador deve alocar garantia para alugar as ações, com valor a ser calculado diariamente pelos nossos especialistas.

Por que Alugar Ações?

Se você possui ativos parados em carteira, o aluguel de ações pode ser uma ótima oportunidade. A parte doadora faz uso do aluguel de ações para ganhar uma renda extra com posições em carteira que permaneceriam sem movimentação.

O doador continua dono dos ativos alugados, mantendo a liberdade de negociar as ações, uma vez que basta solicitar o cancelamento do contrato e aguardar o retorno dos ativos. Os proventos distribuídos continuam sendo destinados ao dono dos ativos, ou seja, o doador. Os eventos corporativos involuntários (grupamento, desdobramento e bonificação) são automaticamente aplicados nos ativos pela B3. No caso das subscrições, o direito é enviado ao tomador, ou seja, o inquilino dos ativos. Contudo, o doador pode solicitar à corretora a devolução desse direito e o tomador tem a obrigação de ceder. A MyCAP sempre entra em contato com seus clientes para notificar os casos de subscrição de ativos alugados. Os votos à distância também são enviados ao tomador, mas esses direitos não podem ser transferidos ao doador.

A parte tomadora faz uso do aluguel de ações para cobrir uma venda a descoberto. É como pedir dinheiro emprestado para honrar uma dívida. Essa estratégia é muito vantajosa em cenários de queda do mercado, pois o investidor pode vender uma ação a descoberto por um preço, solicitar o aluguel dos ativos para cobrir a venda e, posteriormente, comprar os ativos a um preço mais baixo do que o valor da venda inicial. Neste momento, os ativos comprados serão devolvidos automaticamente ao doador. Dessa forma, o investidor pode lucrar com a diferença entre os preços de venda e compra.

Na MyCAP, o aluguel de ações é solicitado de forma digital através do portal do cliente. Agilizamos e automatizamos o processo para o cliente, mas por trás dessa tecnologia, temos especialistas mediando os contratos de aluguel, buscando sempre as taxas mais vantajosas para nossos clientes.

Renda Extra

É possível lucrar até em um cenário de mercado aparentemente desfavorável.

Segurança

A B3 garante todas as transações de aluguel efetuadas.

Comodidade

O aluguel de ativos na MyCAP é altamente tecnológico, garantindo agilidade e segurança ao investidor.

perguntas frequentes

Para a posição doadora é preciso aderir ao produto “Aluguel de Ações”, através do portal MyCAP, em “Invista” > “Investimentos” > “Aluguel de Ações”.

Já para a posição tomadora, é necessário também fazer a adesão aos produto “Venda a Descoberto”, através do portal MyCAP, em “Investimentos” > “Aluguel de Ações”.

Sim, o aluguel de ativos na MyCAP pode ser desfeito a qualquer momento.

No caso de cancelamento por parte do doador, a solicitação de cancelamento do contrato deve ser feita através da Mesa de Operações MyCAP, e a taxa de rentabilidade recebida será pró-rata. O tomador será informado pela corretora a respeito do cancelamento e possíveis novas ofertas para continuar com o aluguel. Caso não queira prosseguir com a nova oferta, o tomador tem até 3 dias úteis a partir da solicitação de cancelamento para devolver os ativos.

No caso de cancelamento por parte do tomador, basta comprar os ativos alugados e aguardar a Mesa de Operações MyCAP efetuar a devolução automática dos ativos.

Uma vez que o doador mantém a propriedade das ações alugadas, a liberdade de negociar os ativos permanece, entretanto é necessário solicitar o cancelamento do contrato e aguardar o retorno dos ativos. Após o recebimento das ações, a negociação pode ser efetuada normalmente.

Quem empresta as ações não deixa de receber eventuais proventos (juros sobre o capital próprio e dividendos, por exemplo) concedidos pela companhia emissora, mesmo que seus ativos estejam temporariamente sob a titularidade de terceiros. Para eventos como bonificação, desdobramento e grupamento, a B3 é responsável por alterar as posições alugadas automaticamente. No caso de eventos como subscrição, o direito é enviado ao tomador, ou seja, o inquilino dos ativos. Contudo, o doador pode solicitar à corretora a devolução desse direito e o tomador tem a obrigação de ceder. A MyCAP sempre entra em contato com seus clientes para notificar os casos de subscrição de ativos alugados. Os votos à distância também são enviados ao tomador, mas esses direitos não podem ser transferidos ao doador.

Não existe corretagem ou custos adicionais para o registro das operações de aluguel doador. Para o tomador, o custo referente ao aluguel será a taxa de rentabilidade firmada no contrato.

Essa taxa de rentabilidade será dividida entre o doador e a corretora. A MyCAP receberá 20% da taxa bruta total alugada referente à comissão pelo registro das operações, ficando o doador das ações com os 80% restantes.

A tributação referente à taxa de rentabilidade é deduzida na fonte conforme duração do contrato: até 180 dias (22,5%), de 181 a 360 dias (20,0%), de 361 a 720 dias (17,5%) e a partir de 721 dias (15,0%).

Para verificar a lista diária de ativos elegíveis para aluguel, acesse o portal MyCAP: “Portfólio” > “Aluguel de Ações” > “Ativos autorizados p/ aluguel tomador”.

Ainda não é cliente? Abra sua conta! Começar a investir com um dos maiores do mundo é bem rápido, simples e grátis!

CHEGARAM OS FUNDOS DE INVESTIMENTO NA MyCAPClique aqui e invista com simplicidade e rentabilidade

QUER SABER MAIS SOBRE A MyCAP?

São Paulo e Rio de Janeiro

2114-0500

Demais Localidades

0800 725 0500

Ouvidoria

0800 724 1479

Abra sua conta agora e ganhe 4 corretagens grátis por mês durante 6 meses!